ASSISTÊNCIA: Laboratório de do SENAI/Ji-Paraná está apto a atender demandas regionais

Entre as atividades que podem ser desenvolvidas pelo laboratório estão o controle de qualidade e da assistência técnica para projetos e execução de obras da construção civil

ASSESSORIA

14 de Fevereiro de 2020 às 10:37

ASSISTÊNCIA: Laboratório de do SENAI/Ji-Paraná está apto a atender demandas regionais

FOTO: (ASSESSORIA)

Integrado à unidade SESI-SENAI de Ji-Paraná, o Laboratório de Solos, Asfalto, Concreto e Cerâmica Vermelha está equipado e apto tecnicamente para atender demandas de todo o estado de Rondônia. Entre as atividades que podem ser desenvolvidas pelo laboratório estão o controle de qualidade e da assistência técnica para projetos e execução de obras da construção civil, envolvendo: solos, asfalto concreto e cerâmica vermelha, desde o reconhecimento geológico até a sua conclusão.

 

São realizados serviços em Concreto, como a ruptura de corpo de prova cilíndrico à compressão; a modelagem de corpo de prova; execução de Slump teste; dosagem racional do concreto; traço adicional. Quanto aos Agregados, o laboratório realiza a absorção de Água; abrasão "Los Angeles"; trabalha na composição granulométrica; no teor de inchamento da areia; avalia o índice de forma; verifica impurezas orgânicas; a massa unitária; específica, assim como testa torrões de argila; teor de Material Pulverulento. Quanto à argamassa, os profissionais do SENAI testam a consistência; resistência à compressão; tempo de pega. O laboratório testa o índice de suporte Califórnia – CBR e realiza granulometria por peneiramento. Todos os procedimentos seguem as normas da ABNT.

 

Para a gerente regional do SESI-SENAI de Ji-Paraná, Cíntia Alves, a atividade é fundamental para a segurança, economia e a durabilidade dos empreendimentos a serem construídos e já conta com credibilidade junto à área da construção civil. “O laboratório do SENAI de Ji-Paraná, atua há mais de10 anos suprindo as necessidades de consultoria técnica, estudos, ensaios, e acompanhamento integral voltados à tecnologia dos materiais aplicados em obras civis”, afirma.

 

O controle tecnológico realizado pelo laboratório do SENAI, através de avaliações geotécnicas, inspeções nos processos executivos e verificação da segurança e durabilidade estruturais, são de suma importância no acompanhamento do processo construtivo. Todos esses procedimentos podem ser customizados de acordo com as necessidades de cada obra.